Você sabia que hoje é o Dia do Reggae?

11 de mai. de 2021Publicações do Instituto
Compartilhar
Imagem Você sabia que hoje é o Dia do Reggae?

   Hoje faz exatamente 40 anos desde a morte de uma das grandes lendas do mundo da música. O Dia do Reggae foi instituído em homenagem ao cantor conhecido popularmente como Bob Marley, o rei do reggae, que faleceu no dia 11 de maio de 1981. Ele conquistou muitos corações com seu estilo jamaicano.

   O reggae é muito dançante e grande parte das letras trazem críticas sociais (isso acontece mesmo nas criações brasileiras desse estilo musical). Aqui, no Brasil, podemos encontrar esse ritmo com Tribo de Jah, Natiruts, Maneva, Chimarruts e Melim. Segundo alguns estudiosos, a música nacional começou a incorporar esse ritmo durante a época de 1970, com os artistas Caetano Veloso, Chico Buarque e Rita Lee. Há, ainda, evidências que mostram que Gilberto Gil foi muito adepto a essa criação jamaicana, tendo até mesmo lançado discos que eram compostos apenas por reggae. 

   Além do mais, esse estilo musical não se prende apenas às críticas sociais. Pode acontecer, também, de versarem sobre amor, amizade e outros temas variados. O importante, todavia, é aproveitar as melodias, harmonias e a riqueza musical que muitas dessas canções possuem.

   Aproveitando a data de hoje, vamos ouvir uma música para nos inspirarmos? Confira!

 

Newsletter

Receba nossa Newsletter e fique por dentro das novidades.