Você sabe qual é o estilo musical que mais cresce no Brasil?

26 de ago. de 2021Publicações do Instituto
Compartilhar
Imagem Você sabe qual é o estilo musical que mais cresce no Brasil?

   Você sabe qual estilo musical mais cresce no Brasil? Se você disse funk ou MPB, está errado. Segundo pesquisas realizadas pela ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), que é responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais das músicas aos seus autores, o estilo que tem maior crescimento, em nosso país, é o sertanejo. 

   Segundo o site da empresa, o estilo ganhou projeção nacional e ficou muito popular entre a população brasileira. Um levantamento, feito pela ECAD, mostrou que a predominância do sertanejo é significativa quando falamos de shows e eventos: 56% das músicas tocadas são sertanejas, seguidas do forró, que tem 17% das execuções. Além disso, segundo a mesma fonte, no streaming — meio que tem dado mais visibilidade aos artistas — o cenário é similar: de cada 100 músicas tocadas, 37 são do sertanejo.

   A primeira música sertaneja, como conhecemos hoje, surgiu em 1929 e foi criada pelo jornalista e escritor Cornélio Pires — ela contava "causos" e fragmentos de cantos rurais. Assim, com sua gravação, surgiu a primeira canção da música sertaneja raiz. Desde então, outras vertentes do estilo (como o sertanejo universitário) têm ganhado mais e mais espaço entre os ouvintes de música nacional.

   Agora que já sabemos qual é o estilo que mais cresce em nosso país, vamos ouvir alguns sucessos desse estilo musical? Confira, abaixo, algumas músicas:

1. Jorge e Mateus — Logo Eu

2. Chitãozinho e Xororó — Evidências 

3. Henrique e Juliano — Obrigado Deus

Newsletter

Receba nossa Newsletter e fique por dentro das novidades.