Você já ouviu falar em musicoterapia?

14 de set. de 2021Publicações do Instituto
Compartilhar
Imagem Você já ouviu falar em musicoterapia?

   Para a ciência, não há dúvidas de que a música tem efeitos concisos em nosso organismo. Acerca desse assunto, o Instituto preparou um texto exclusivo para falarmos sobre as ações da musicoterapia em nossa saúde física e mental. 

   Em primeiro plano, é necessário lembrar que as melodias têm efeitos diretos em nosso cérebro. Quando ouvimos uma música, nosso organismo reage fortemente a ela. Regiões como o córtex, a amígdala e o hipocampo são ativadas quando ouvimos uma canção. Essas áreas acabam se desenvolvendo positivamente ao serem trabalhadas com estímulos musicais. Assim, dentre os tantos efeitos que a musicoterapia pode ter em nosso corpo, temos a melhora do humor, da atenção, da concentração e, mesmo, da memória.

   Além disso, alguns estudos mostraram que esse tipo de prática pode aprimorar as frequências cardíacas e respiratórias, ajudar pacientes portadores de doenças arteriais e transtornos neurológicos (os resultados mais eficazes foram obtidos nos tratamentos de sintomas de ansiedade e depressão). Pacientes com Alzheimer, também, tiveram melhoras significativas porque, como vimos, a musicoterapia tem ação direta em nosso sistema nervoso. Nos aspectos sociais, esse tipo de tratamento estimula a capacidade de comunicação, o que promove, por conseguinte, a socialização..

   Se você procura o lugar certo para aprender e vivenciar experiências musicais, venha conhecer o Instituto Black Soul. Em nossos espaços, proporcionamos o que há de melhor em estrutura e didática musical. Não perca mais tempo!

Newsletter

Receba nossa Newsletter e fique por dentro das novidades.