Viola caipira

24 de out. de 2021Publicações do Instituto
Compartilhar
Imagem Viola caipira

   Se você curte sertanejo e tem muitos amigos, a viola é a escolha certa para você. Com ela, você pode animar os encontros com os parceiros ou, ainda, alegrar os almoços de domingo. Você sabia, entretanto, que esse instrumento esconde muitos mistérios?

   Você sabe de onde surgiu a viola caipira? Ela se originou das violas portuguesas que eram fabricadas pelos árabes. Essas violas antigas eram descendentes diretos da guitarra latina — que tem origem persa. No começo da colonização do nosso país, ela veio para cá por meio dos jesuítas, e tinha a função de ajudar na catequese dos indígenas. A partir do modelo da viola portuguesa, os habitantes de nossas terras começaram a construir instrumentos que se adequassem ao som que procuravam — utilizando, para isso, árvores nativas do Brasil. Foi, deste modo, que surgiu a viola caipira como conhecemos. 

   Não há dúvidas: o sertanejo jamais teria sido a mesma coisa sem o som característico da viola. Você sabia que existem diversas lendas e mistérios a respeito das afinações dela? Sim! O nome da afinação Cebolão, por exemplo, seria originado do fato de as mulheres chorarem, emocionadas ao ouvir a música, como quem corta cebola. Os mitos que envolvem a viola são tantos que, até mesmo, já compuseram livros para tratar apenas desse assunto. 

   Para te inspirar a começar a tocar esse instrumento, trouxemos um vídeo muito divertido. Confira:

Newsletter

Receba nossa Newsletter e fique por dentro das novidades.