Um bunker para proteger músicas?

26 de jan. de 2022Publicações do Instituto
Compartilhar
Imagem Um bunker para proteger músicas?

   Se você achou estranha a ideia de haver um bunker criado especialmente para proteger criações musicais em caso de desastres naturais ou catástrofes motivadas pelo homem, não se assuste: essa construção está para ser feita e será localizada no Círculo Polar Ártico.

   Todos sabemos que a música é um elemento fundamental para a humanidade. Já imaginou, então, se tantos anos de riquezas musicais se perdessem devido a um acontecimento extremamente catastrófico? Atualmente, muitas plantas e sementes estão arquivadas e preservadas em um local chamado Global Seed Vault — para serem usadas em casos de alta destruição global. Agora, é a vez de salvarmos nossas criações musicais para a posteridade. Muito de nossa riqueza musical será armazenada com segurança em um cofre no extremo norte do Círculo Polar Ártico. 

   O principal objetivo da criação do bunker, chamado de Global Music Vault, é preservar as criações musicais de todos os países do mundo. Espera-se que o cofre já esteja funcionando ainda neste ano, sendo que o foco inicial será salvar os estilos musicais nativos de cada país. Além do mais, a tecnologia usada para armazenar estes dados será o fator primordial do projeto. Consoante as informações coletadas, o armazenamento digital deste cofre poderá durar mais de mil anos, garantido a acessibilidade futura. A tecnologia, ademais, está sendo feita para suportar exposição eletromagnética extrema; e o local, muito afastado, contribui para a longevidade das canções armazenadas. 

    Para saber mais sobre o bunker, é possível acessar o site Identiv, que foi fonte para os dados sobre este assunto impactante. Quais músicas você salvaria neste cofre? Escreva-nos para contar sua opinião. 

   

Newsletter

Receba nossa Newsletter e fique por dentro das novidades.