Por que as teclas dos pianos são pretas e brancas?

2 de set. de 2021Publicações do Instituto
Compartilhar
Imagem Por que as teclas dos pianos são pretas e brancas?

   Se você é uma pessoa naturalmente curiosa, já deve ter se indagado sobre o motivo das teclas do piano serem pretas e brancas. Você sabe a resposta para essa pergunta? O Instituto preparou uma lista com 3 curiosidades sobre os instrumentos musicais que, provavelmente, você ainda não conhece. 

   Quando houve a criação dos primeiros modelos do piano como conhecemos hoje, as teclas pretas eram produzidas a partir de uma madeira — chamada de ébano — que é muito escura e resistente. As teclas brancas, por outro lado, eram produzidas de marfim — um elemento retirado das garras dos elefantes (o que promoveu um grande aumento no número de caças ilegais e das dolorosas mortes que eram infligidas a esses animais). Atualmente, como uma medida mais ética, as teclas dos pianos são feitas de materiais sintéticos, porém ainda são mantidas as cores originais das teclas do instrumento.

   Outra curiosidade é referente à guitarra. Você sabia que a madeira do corpo da guitarra tem influência sobre o seu som? Sim! Não apenas a madeira pode alterar os timbres da guitarra como, também, o formato do seu corpo — isso porque seu corte exerce alterações na sonoridade. 

  Além do mais, outro fato pouco conhecido é que os Estados Unidos, em comparação com outros países, contêm o maior número de guitarristas do mundo. Jimi Hendrix, por exemplo, nasceu em Seattle — Washington, EUA. Aproveitando a citação desse músico, vamos ouvir um trecho de suas atuações nos palcos? Aperte o play e aproveite!

   

Newsletter

Receba nossa Newsletter e fique por dentro das novidades.