Os benefícios de tocar um instrumento na terceira idade

25 de fev. de 2021Publicações do Instituto
Compartilhar
Imagem Os benefícios de tocar um instrumento na terceira idade

   Você sabe por que a música é muito importante para a terceira idade? Nós trouxemos uma pequena lista com três motivos que você precisa conhecer!

  • Aulas instrumentais exercitam o cérebro: 

   Com o decorrer de nossa vida, nosso cérebro passa por algumas alterações e, se não cuidarmos, podemos ter sérias complicações na idade avançada.  Estudos recentes mostram, entretanto, que pessoas com mais de 60 anos, quando praticam aulas musicais (como tocar um instrumento) ficam menos suscetíveis à doenças cerebrais como Alzheimer e esquizofrenia. Isso acontece porque esses exercícios estimulam o cérebro em suas áreas mais vastas  — como, por exemplo, a memória, a concentração, a coordenação motora e, também, a criatividade.

  • Você faz novos amigos:

   Muitas pessoas com idade mais avançada reclamam de solidão. Aqui, em nosso Instituto, as aulas acontecem tanto individualmente quanto em pequenos grupos. Nesses encontros, os alunos são levados a desenvolverem suas habilidades sociais e cultivarem novas amizades. Isso quer dizer que, além de aprender a tocar um instrumento, ainda há a presença de bons amigos para deixar o aprendizado ainda mais prazeroso e animado. 

  • Melhora a qualidade de vida:

    A música, por si só, é um meio de mudanças. Com ela, conseguimos aumentar nossa qualidade de vida, posto que externamos nossas emoções, nos expressamos e colocamos para fora sentimentos bons e ruins. Além disso, ela também pode ter a função de nos trazer calma e tranquilidade. Tocar um instrumento infere na possibilidade de ter, ademais, um meio para desestressar, para aliviar nossas angústias e, também, para ocupar nossa mente. 

    A Páscoa está chegando, ao invés de presentear seus avós ou pais com chocolates, por que não dar algo tão doce quanto aulas de música? Ou mesmo, presenteie a si mesmo! Estamos esperando por você!

Newsletter

Receba nossa Newsletter e fique por dentro das novidades.