O melhor para o seu filho

26 de jan. de 2021Publicações do Instituto
Compartilhar

 Existem inúmeros estudos que demonstram a importância que o aprendizado de um instrumento musical tem na infância de um indivíduo. Sobre isso, o Instituto montou uma pequena lista com os 5 principais benefícios que a musicalização infantil pode proporcionar. Vamos conferir?

   01. O aumento do desenvolvimento cognitivo

   A música, por si só, é capaz de provocar estímulos que fazem com que nosso cérebro se desenvolva melhor. Tocar um instrumento musical faz com que a criança exercite suas capacidades cognitivas no que tange a memória, a criatividade e, também, o pensamento lógico. 

   02. A ampliação da coordenação motora

   Ao aprender a tocar um instrumento, a criança precisa articular, com as mãos, a posição das notas e acordes. Com isso, acontece instantaneamente o aprimoramento da coordenação motora do pequeno. A contagem do tempo também é muito importante nesse aspecto, pois o aluno precisa sequenciar as notas com o ritmo da música. 

   03. A elevação da capacidade de concentração e do pensamento matemático

   Para que o aluno aprenda a tocar uma música, ele precisa compreender as notas, onde elas serão formadas e em qual tempo deverá executá-las. Para isso, é necessário que sejam envolvidas as partes do cérebro responsáveis pelo pensamento matemático e pela concentração — para que ele memorize e toque as notas no período correto. 

   04. O desenvolvimento do vocabulário e da articulação da fala 

   Aprender uma música — além de apenas recordar a sua melodia, ritmo e harmonia — envolve, na maioria das vezes, memorizar também sua letra. Com isso, a criança aprende novas palavras e aprimora a articulação da fala. 

   05. O estímulo da autoestima e do desenvolvimento emocional

     Atualmente, as crianças vivem cada vez mais conectadas com o mundo virtual. Sobre isso, é necessário propiciar situações de entretenimento onde elas possam ficar “desconectadas” por algum tempo. As aulas de música podem oferecer essa oportunidade e, ainda, preparar o pequeno para assumir seus talentos — o que faz com que, desse modo, ele desenvolva sua autoconfiança e sua segurança emocional. 

Newsletter

Receba nossa Newsletter e fique por dentro das novidades.

Entre em contato