Fique sintonizado no Instituto

25 de set. de 2021Publicações do Instituto
Compartilhar
Imagem Fique sintonizado no Instituto

   Se você faz parte das gerações nascidas após 1920, com toda certeza deve ter alguma familiaridade com o rádio. Esse aparelhinho foi patenteado, no início do século 20, pelo cientista e inventor italiano Guglielmo Marconi. 

   Apesar do Dia do Rádio ser comemorado no dia 25 de setembro, a primeira transmissão radiofônica, em nosso país, ocorreu no dia 7 desse mesmo mês. Aqui, o rádio chegou apenas em 1922 e teve sua data de estreia em recordação ao centenário de nossa independência. O primeiro teste ficou por conta do presidente da época, Epitácio Pessoa, que realizou o seu discurso. Dez anos depois, em 1932, Getúlio Vargas permitiu que a primeira propaganda fosse realizada via rádio — e isso revolucionou, por completo, as comunicações midiáticas.

   Assim, nasceu, aqui, a transmissão via rádio — com a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada por Edgar Roquette-Pinto. A primeira música que foi tocada, ademais, é “Fala baixo”, uma marcha interpretada pelo artista Sinhô — que marcou presença no ano de 1922. 

   Outra curiosidade é que o rádio, por mais que tenha sido patenteado por Marconi, tem tudo para ser genuinamente brasileiro. Isso porque Robert Landell de Moura (1861-1928), um padre e cientista gaúcho, já havia realizado experiências semelhantes às de Guglielmo Marconi — muito antes do italiano patentear o mecanismo na Itália.

   Fique sintonizado no Instituto e confira as mais completas informações!

 

Newsletter

Receba nossa Newsletter e fique por dentro das novidades.