Fique sintonizado no Instituto
Se você faz parte das gerações nascidas após 1920, com toda certeza deve ter alguma familiaridade com o rádio. Esse aparelhinho foi patenteado, no início do século 20, pelo cientista e inventor italiano Guglielmo Marconi.
Apesar do Dia do Rádio ser comemorado no dia 25 de setembro, a primeira transmissão radiofônica, em nosso país, ocorreu no dia 7 desse mesmo mês. Aqui, o rádio chegou apenas em 1922 e teve sua data de estreia em recordação ao centenário de nossa independência. O primeiro teste ficou por conta do presidente da época, Epitácio Pessoa, que realizou o seu discurso. Dez anos depois, em 1932, Getúlio Vargas permitiu que a primeira propaganda fosse realizada via rádio — e isso revolucionou, por completo, as comunicações midiáticas.
Assim, nasceu, aqui, a transmissão via rádio — com a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada por Edgar Roquette-Pinto. A primeira música que foi tocada, ademais, é “Fala baixo”, uma marcha interpretada pelo artista Sinhô — que marcou presença no ano de 1922.
Outra curiosidade é que o rádio, por mais que tenha sido patenteado por Marconi, tem tudo para ser genuinamente brasileiro. Isso porque Robert Landell de Moura (1861-1928), um padre e cientista gaúcho, já havia realizado experiências semelhantes às de Guglielmo Marconi — muito antes do italiano patentear o mecanismo na Itália.
Fique sintonizado no Instituto e confira as mais completas informações!