Dia da Alegria
Hoje, dia 8 de julho, comemoramos o dia da alegria. Você sabia que a música pode nos trazer felicidade? Um estudo, feito pela Universidade McGill, no Canadá, descobriu que ouvir música aumenta a quantidade de dopamina em nosso organismo — substância que pode melhorar nosso humor.
Segundo a musicoterapeuta, Maristela Smith, em uma entrevista para a revista eletrônica "Minha vida", nosso organismo é dotado de uma Identidade Sonora, chamada de ISO, que comanda nossa percepção e produção dos sons. Quando há um desequilíbrio neste sistema, a pessoa doente se sente menos motivada e mais triste e a música consegue trazer de volta o equilíbrio que ela precisa.
Mas como essa Identidade Sonora tem influência em nós? Todos nascemos com a capacidade de reconhecer sons e de reproduzi-los. Mesmo os bebês sabem balbuciar algum ruído. Cada um de nós, entretanto, produz sons únicos. O som de nossos espirros é diferente dos demais. Assim como é com nossos batimentos cardíacos, tom de voz, pulsação sanguínea etc. Quando uma pessoa está adoecida, segundo estudos, os sons internos acabam saindo do seu ritmo natural, que é harmônico. Nosso corpo sempre tende a homeostase — ou seja, tende a ficar em plena harmonia para que haja um bom funcionamento. Quando estamos com problemas de desequilíbrio, a música pode ser uma terapia para fornecer tratamento adequado e trazer ao paciente seu equilíbrio natural.
Pensando nisso, para comemorar o dia de hoje, vamos ouvir algumas músicas para melhorar nosso humor? Clique no play e confira.
1. Shania Twain — Man! I Feel Like A Woman
2. Madcon — Beggin
3. The Beatles — Here Comes The Sun
4. Beyoncé — Run the World (Girls)