Conhecendo a história da música brasileira por meio de filmes

6 de fev. de 2022Publicações do Instituto
Compartilhar
Imagem Conhecendo a história da música brasileira por meio de filmes

   Se você adora boas melodias e cinema, esta é uma oportunidade de aproveitar as duas coisas ao mesmo tempo. O Instituto fez um compilado de dicas sobre filmes que contam a história da música brasileira. 

   O que costumamos conhecer como os primórdios da música de nosso país, na verdade, não é tão antigo assim. Antes das gravações musicais existirem, em nossas terras tropicais, já havia muita música sendo feita pelos índios nativos, africanos e europeus que vieram ao Brasil. Assim, muitos ritmos e danças foram se misturando para formar o riquíssimo patrimônio cultural que temos hoje. A música brasileira, atualmente, é uma das mais reverenciadas e amadas no mundo. Artistas nacionais, de diferentes épocas, marcaram gerações com suas melodias únicas. Nomes como Pixinguinha, Elis Regina, Tim Maia e Renato Russo, por exemplo, são reverenciados até os dias atuais. 

  • Primeiro filme: “Gonzaga — de pai para filho”

   Esta produção conta a história dos cantores Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, e é baseada em conversas realizadas entre pai e filho. O cantor e sanfoneiro Luiz Gonzaga, conhecido como O Rei do Baião, sai de casa ainda jovem à procura de seu destino.

  • Segundo filme: “Pixinguinha — um homem carinhoso”

   Este filme tem teor biográfico e versa sobre a vida e a obra de Alfredo da Rocha Vianna Filho, que popularmente conhecemos como Pixinguinha, o pai da MPB. O roteiro começa mostrando o início de sua carreira, aos 14 anos, e descreve um pouco de como foi a vida do artista.

  • Terceiro filme: “Elis”

   "Elis" é uma cinebiografia sobre uma das mais grandiosas cantoras da história nacional: Elis Regina. Sendo reconhecida como uma das maiores vozes do Brasil, este filme tem a felicidade de nos mostrar um pouco de sua trajetória. 

  • Quarto filme: “Tim Maia”

    Quem não conhece a canção “Azul da cor do mar”, não é mesmo? Esta bela produção mostra a vida do cantor, Tim Maia, desde a sua adolescência até sua morte prematura, com 55 anos. 

Newsletter

Receba nossa Newsletter e fique por dentro das novidades.