A história do sertanejo
Que muitos amam sertanejo, isso não podemos negar. Você sabe, entretanto, qual história está por trás do surgimento desse gênero musical?
O termo “sertanejo” foi originado da palavra “sertão”, um termo popular que, no Brasil, serve para designar lugares afastados da cidade e, também, para denominar regiões do Nordeste.
Com o decorrer da colonização, principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins, tivemos o desenvolvimento de uma cultura que viria a ser chamada de caipira. Nesses locais, houve a criação do que hoje conhecemos como “sertanejo raiz”, uma execução composta por modas de viola, em duplas ou solo, onde os instrumentistas utilizam as violas caipiras.
Reza a lenda que a primeira música sertaneja surgiu em 1929 com a gravação do jornalista e escritor Cornélio Pires — que narrava “causos” e fragmentos de cantigas tradicionais do meio rural. Na época em que as músicas foram gravadas, o gênero era conhecido como música caipira e as letras tratavam de como viviam os moradores do interior rural.
Para fechar essa explicação, nada melhor do que ouvirmos algumas gravações que mostram bem a beleza desse gênero. Aperte o play e confira!