A evolução da música

31 de out. de 2021Publicações do Instituto
Compartilhar
Imagem A evolução da música

   Como você acha que a música evoluiu ao longo dos anos? Desde os primórdios da existência humana, sempre houve a presença da musicalidade. As diversas formas de manifestações sonoras, todavia, foram adquirindo diferentes tons com o decorrer do tempo.

   Nas mais antigas civilizações, como no Egito, os sons musicais tinham função religiosa. Os egípcios consideravam a arte como uma maneira de catequizar e civilizar o mundo. Depois, com a Mesopotâmia, houve a criação de harpas — encontradas em escavações — que continham de 3 a 20 cordas. A Ásia, nesse sentido, também não ficou de fora: a atividade musical existe nessa região desde 3.000 a.C. 

  Além disso, sabemos que Grécia foi um dos berços de muito do que conhecemos como arte clássica atualmente. A importância desses povos é muito vista até os dias de hoje. Um exemplo disso, ademais, seria a palavra “música” que provém do termo grego “mousikê” — que significa “a arte das musas”. 

  Aqui, nesta explicação, poderíamos passar pela música medieval — em seus tons gregorianos e em suas cantigas religiosas. Ou, ainda, falar sobre o renascimento — onde tivemos a presença muito forte da polifonia (a combinação simultânea de quatro ou mais sons). E, assim, decorrer, textualmente, sobre cada uma das vertentes musicais ao longo da história. Pensamos, todavia, na importância que a música tem quando exerce sensações únicas ao ser ouvida. Por isso, resolvemos trazer um vídeo que irá mostrar, melhor do que em palavras, como a música evoluiu no decorrer das décadas. Vamos assistir?

Newsletter

Receba nossa Newsletter e fique por dentro das novidades.