É possível enxergar cores ao ouvir músicas?

16 de mar. de 2022Publicações do Instituto
Compartilhar
Imagem É possível enxergar cores ao ouvir músicas?

   Rara condição que afeta jovem brasileira de 19 anos faz com que seu cérebro processe os sentidos de forma cruzada — fazendo com que ela seja capaz de enxergar cores ao ouvir músicas. 

    Ana Eulália ficou recentemente famosa no TikTok por relatar uma condição rara chamada "sinestesia". Muitos podem experimentar a sinestesia como um ato de atribuir sensações a palavras, expressões, ou combinar sensações diferentes em uma só impressão. O que difere essa situação corriqueira para a condição rara de Ana, é que o cérebro da influencer “mistura” as sensações que ela está sentindo, de modo que ela não pode controlar o que sentirá ao ouvir uma música. Segunda ela, ter essa condição “significa basicamente que seus sentidos são embaralhados, em outras palavras, ela enxerga barulho, também sente gostos, cheiros e texturas”.

   Estima-se que apenas 2% a 4% da população mundial adulta tenha sinestesia — que pode se manifestar de diferentes formas. Há mais de duas décadas a ciência busca compreender esse fenômeno, mas ainda existem muitas perguntas que não foram respondidas.

  Brang e Rimachandran, pesquisadores do assunto, apontam que: "Esses efeitos perceptivos iniciais sugerem que a sinestesia está associada ao aumento do processamento de informações de cores; no entanto, é possível que essas diferenças no processamento de cores não sejam devidas à própria sinestesia, mas sejam meramente causadas pela experiência excessiva dos sinestesistas com as cores".

   Você conhece alguém que já passou por situações similares? Conte para a gente!

[Fonte: https://noticias.r7.com/saude/enxergar-cores-ao-ouvir-musicas-entenda-a-rara-condicao-que-afeta-a-tiktoker-ana-eulalia-16032022]

   

Newsletter

Receba nossa Newsletter e fique por dentro das novidades.