Você conhece nosso projeto Banda Kids?

5 de out. de 2020Fique por dentro!
Compartilhar
Imagem Você conhece nosso projeto Banda Kids?

  Muitos de nós sonhávamos, quando pequeninos, em fazer parte de uma banda. Você conhece, porém, os benefícios que a musicalização infantil pode trazer para uma criança? 

  Desde tenra idade, conseguimos ver como a música faz parte de nossas vidas e como ela nos auxilia em diversos âmbitos da nossa existência. Para uma criança, a música é uma linguagem que a ajuda a descobrir sua interação com o mundo e ampliar seu desenvolvimento individual. Pensando nos inúmeros benefícios que a música pode trazer para nossos pequenos, o Instituto montou o projeto Banda Kids. Nele, crianças de 07 a 12 anos se encontram duas vezes ao mês, aos sábados, para juntas ensaiarem as mais diversas canções. Veja um pequeno trecho um de nossos ensaios: 

   

  Além do mais, para melhor mostrarmos as vantagens da musicalização na infância, elencamos três dos inúmeros benefícios que ela pode trazer:

 01. Melhora o desenvolvimento motor e social

  Aprender a tocar um instrumento (e tocá-lo em conjunto com outros amigos) faz com que a criança desenvolva sua coordenação motora e amplie também o desenvolvimento social. Isso porque, no aprendizado de um determinado instrumento musical, a criança precisará desenvolver acordes e ritmos, assim como precisará integrá-los em uma música onde vários instrumentos são tocados ao mesmo tempo.

 02. Ativa a memória e raciocínio 

  A música é capaz de desenvolver algumas áreas do cérebro de formas que nenhuma outra linguagem é capaz. Contribui para o melhoramento da memória e desenvolve o raciocínio lógico. Além disso, aprender a tocar um instrumento desenvolve o aprendizado matemático e aumenta a atividade dos neurônios.
 

  03. Auxilia no aprendizado de novas línguas

  A musicalização estimula a ação de aprender novos sons (também chamada de inteligibilidade do som). Esse ato ajuda no aprendizado de novas línguas, isso porque, de certo modo, desenvolve e “treina” nosso cérebro a perceber, reconhecer e executar novos sons. Essa ação é muito útil no aprendizado de novas línguas porque as crianças tendem a ter mais facilidade em identificar e reproduzir os sons do novo vocabulário a ser aprendido.

Newsletter

Receba nossa Newsletter e fique por dentro das novidades.