Dia Internacional da Música

1 de out. de 2020Fique por dentro!
Compartilhar
Imagem Dia Internacional da Música

  O amor da nossa vida tem hoje seu dia especial. Você, entretanto, sabe quando e por qual motivo essa data comemorativa foi instituída? 

  A criação do Dia Internacional da Música surgiu com a iniciativa da UNESCO, no ano de 1975, por meio da International Music Council (uma organização não governamental) cujo ideal era, com essa data, destacar os benefícios e as importâncias da arte musical, assim como disseminar a paz e a amizade, por meio da música, em todo o mundo.

 Há cerca de dois séculos, o escritor Henry Wadsworth Longfellow, poeta estadunidense, escreveu uma frase que provavelmente você já ouviu alguma vez: "a música é a linguagem universal da humanidade". Ademais, estudos recentes, realizados na Universidade de Harvard, concluíram que, cientificamente, uma mesma música pode, de fato, ter uma linguagem universal entre diferentes culturas. Segundo Samuel Mehr, pesquisador participante do estudo, o que acontece é que "apesar da incrível diversidade de músicas, influenciadas por inúmeras culturas e facilmente à disposição do ouvinte moderno, a nossa natureza humana comum pode identificar estruturas musicais básicas que transcendem as diferenças culturais”. 

  A partir deste estudo e unidos ao intuito da criação do dia que comemoramos hoje, podemos embasar, com ainda mais fé, o fato de que a música pode mudar tanto nossas vidas quanto as de um mundo inteiro.

  Para finalizar, em homenagem a essa data, trouxemos para você a música "We are the world": uma canção idealizada pelo cantor Michael Jackson e Lionel Richie, que foi gravada por meio do encontro de 45 nomes da música que se uniram para, juntos, tornarem real um projeto cujo objetivo era arrecadar fundos para o combate à fome no continente africano.

 

 

Newsletter

Receba nossa Newsletter e fique por dentro das novidades.